Reforma da Saldanha Marinho: Pozzobom garante que aprendeu a lição com as obras do Calçadão

Letícia Almansa Klusener

Reforma da Saldanha Marinho: Pozzobom garante que aprendeu a lição com as obras do Calçadão
Foto: Pedro Piegas (Diário/ Arquivo)

Nesta terça-feira (7) se iniciou a reforma da Praça Saldanha Marinho. Em entrevista ao Bom Dia, Cidade!, da Rádio CDN 93.5 FM, o prefeito de Santa Maria Jorge Pozzobom comentou sobre alguns erros cometidos durante a reforma do Calçadão e que não devem ser cometidos novamente. Além disso, adiantou que a Feira do Livro, em maio, segue mantida. 

Em reunião com os órgãos envolvidos durante a obra – prefeitura, construtora Jobim, Rio Grande Energia (RGE)  e Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) –, os problemas enfrentados durante a reforma do Calçadão foram analisados: 

– A gente aprende também apanhando e o Calçadão nos deu uma grande lição. Começamos de uma maneira achando que daria certo, e não deu. 

Segundo o prefeito, a ideia com a revitalização da Praça Saldanha Marinho é acessar o que só é possível ver “rasgando”, como a questão do esgoto, água e a energia. Por isso, neste primeiro momento, estas serão as prioridades. 

O cronograma do projeto de paisagismo já foi pensado e está a cargo do escritório de arquitetura Boulevard, do Rio de Janeiro. Já as questões dos projetos hidráulicos e elétricos estão sendo montados com um grupo de trabalho.

– Vai ser preciso fazer algumas podas e plantar outras no lugar e já adianto isso porque sei que vão questionar. Estamos fazendo aquilo que tem que ser feito por completo, não adianta fazer “uma maquiagem” e  largar um piso em cima da Saldanha Marinho – pontua Pozzobom, adiantando que algumas mudanças devem ser feitas e que a população não precisa se preocupar . 

Tendo a reforma do Calçadão como referência, em que diversos problemas encontrados durante as obras atrasaram os prazos previstos de conclusão – atualmente 63% dos trabalhos foram concluídos –, o prefeito não esconde que algumas surpresas podem ser encontradas na Praça Saldanha Marinho: 

– A primeira parte que vamos abrir tem oito metros de profundidade. Algumas partes dos banheiros serão derrubadas e deverão ser reconstruídas depois. 

Quanto à iluminação, o prefeito relatou que a empresa da licitação de iluminação já foi vencida.

Como ficará a Praça Saldanha Marinho, cuja reforma do piso começa em breve

Obra do Calçadão Salvador Isaia passa por etapa de lixamento do piso para aumentar a porosidade

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Lei que proíbe consumo de bebidas alcoólicas em lugares públicos entra em vigor no Carnaval Anterior

Lei que proíbe consumo de bebidas alcoólicas em lugares públicos entra em vigor no Carnaval

Autoridades repudiam vídeo de banda que ironiza a tragédia da boate Kiss Próximo

Autoridades repudiam vídeo de banda que ironiza a tragédia da boate Kiss

Geral